"Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho" (Salmos 119:105).
Algumas praias brasileiras recebem anualmente, milhares de tartarugas marinhas durante período de desova, onde escavam seus ninhos. Após dois meses, os filhotes rompem os ovos e rastejam sozinhos na escuridão da noite na direção ao mar, guiados pela luz da Lua. Mas, parte desses pequenos seres são devorados por predadores ou se perdem no caminho, ao confundirem as lanternas dos turistas com a Lua. O instinto do animal busca a luz verdadeira que o conduz à vida, enquanto a luz artificial o atrai para a perdição. A vida é assim!
A Natureza é inspiradora e nos faz refletir sobre o comportamento da juventude inexperiente, rodeada de propostas enganosas. Mas talvez você seja um adulto maduro, acostumado a decidir por si mesmo os seus caminhos, e como base de orientação, talvez prefira algo ou alguém que lhe dê a sensação de: "eu posso" e "eu sou". Saiba então que, a falsa luz é só ilusão e um sorriso enganoso pode atrai-lo para um caminho ruim.
Alguém pode estar se perguntando: "Por que meus pais ficam o tempo todo tomando conta da minha vida?". Permita-me opinar que: o amor dos pais pode ser comparado ao trabalho dos ativistas ecológicos do Projeto Tamar, que vigiam as tartaruguinhas à noite inteira, enquanto elas se arrastam para continuarem vivas. Em ambos os casos, trata-se da preservação de uma espécie vulnerável. Contudo, se a nossa ideia aqui é falar de gente, cabe-nos ressaltar que a Palavra de Deus é a Luz Verdadeira, que ilumina o caminho dos homens, pois neste mundo complicado, somos todos vulneráveis e carecemos de alguém para nos ajudar a chegar em segurança, até onde cada um precisa chegar.
A Bíblia responde aos filhos: "Ouve a teu pai, que te gerou; e não desprezes a tua mãe, quando ela envelhecer" (Provérbios 23:22). Como cristãos, temos fé no Pai do Céu que ama, que vigia os nossos passos e nos orienta através da sua Santa Palavra, pois Ele "nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor" (Colossenses 1:13).
Diante da cegueira espiritual da humanidade, Jesus Cristo veio até nós para ser a Luz de Salvação, como Ele mesmo se declara: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida" (João 8:12).
Seja criança, adulto ou idoso na caminhada do dia-a-dia, todos temos que em algum momento da vida, dar passos arriscados em meio a escuridão das incertezas. Buscamos a luz da verdade, a fim de salvaguardar a esperança dentro do coração. Enxergar o melhor caminho é o que define: derrota ou vitória; tristeza ou alegria; morte ou vida. A resposta para tudo que se deve pensar ou fazer na vida, está na Bíblia, pois ela é: "Lâmpada para os meus pés é tua Palavra, e luz para o meu caminho" (Salmos 119:105).
Siga em frente, sob a direção da Luz Verdadeira!
Rev. Ailton de Oliveira