“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro” (Jeremias 29.11).
Nove meses de gestação precedem a alegria de se ter nos braços, a criaturinha mais fofa desse mundo. Repousando no útero da mãe, o pequeno ser ensaia os primeiros movimentos. Mas imagine, como diria o escritor Max Lucado, se o feto adquirisse uma consciência absurdamente prematura e fizesse as seguintes indagações: por que tenho que esperar neste lugar? Para quê serve este nariz, se aqui não posso usar os pulmões? para quê pernas, se aqui não posso caminhar? Para quê olhos, se aqui não enxergo? Neste caso, caberia resposta: Simplesmente espere! A circunstância em que você se encontra agora, está te preparando para algo que ainda virá.
Impaciência é um sentimento mais antigo que a história de Israel. Quando os babilônicos invadiram Jerusalém (587 a.C.), o Profeta Jeremias pregava a esperança, para pessoas que teriam que esperar o fim de setenta anos de cativeiro. Sabe-se portanto, que o povo reclamava, dia e noite.
O cidadão do tempo presente também reclama dos contratempos do dia-a-dia. Desanimado fica o coração daquele que espera por algo em meio à solidão, longe dos amigos, ouvindo ruídos lá de fora ou quem sabe, do próprio coração enfraquecido pelas incertezas. Às vezes, parecemos um bebê chutando as paredes da monotonia, tentando dilatar sua realidade presente com murmurações precipitadas. Saiba, portanto, que esperar junto dos bons conselheiros é mais assertivo do que estar só.
Você não é o único que espera, pois há neste momento: gente na fila de empregos; pessoas esperando doação de sangue; idosos esperando o dinheiro do remédio; um pai esperando o filho voltar; uma mãe sonhando com a felicidade dos filhos.
Sonhar enquanto se espera, é como se remexer dentro de um útero, desejando que algo bom aconteça logo. Então, enquanto espera, prepare-se para o que está por vir! Aprenda ouvir as pessoas, estude, amadureça, reúna recursos, pois o hoje é um útero e você está sendo novamente formado(a), sob os cuidados daquele que administra o Universo e o tempo.
Espere em Deus! Pois o Senhor da Glória tem planos de te ajudar, de te dar esperança e um futuro melhor.
Rev. Ailton de Oliveira