"...Se eu habitar nas extremidades do mar, até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá." (Salmos 139:9,10).
Em junho de 2023, os jornais noticiaram o comovente caso do mini submarino Titan, que implodiu a uma profundidade de quatro mil metros, durante um passeio turístico aos destroços do navio Titanic. Quem não gostaria de contemplar o fundo do mar com os próprios olhos? Os cinco tripulantes do Titan tentaram fazer isso, porém, mais uma vez na história, a lição de prudência teve que ser aprendida da pior maneira, por causa da decisão de homens que escolheram se arriscar ao invés de obedecer às orientações de segurança. Depois dessa tragédia, novas medidas preventivas foram adotadas pelo governo do país, a fim de se evitar que no futuro, mais pessoas sofram em expedições desse tipo.
Nos desafios da vida, todos queremos felicidade e sucesso, mas tem gente apressada, que mergulha no mar da ilusão, nas profundezas da incerteza. E quando aparece o problema, o oxigênio para retroceder é consumido rapidamente pelas horas, pela falta de alternativas, pela falta de apoio. Quando se perde o controle da situação, surge o medo, a decepção, o desespero. Quando ninguém consegue enxergar a nossa dor, ficamos na escuridão sem saber o que fazer, esmagados pelas "águas do mar da vida".
Quem embarca na realização de um sonho, precisa calcular até onde ir ou quando deve parar. Seja na vida profissional, nas relações familiares ou em qualquer outro contexto, uma experiência desagradável no início da jornada, pode nos revelar as falhas que causariam danos maiores ou permanentes, caso permanecêssemos na rota inadequada. Perceber o problema antecipadamente, é um ganho preliminar, contudo, se pudermos começar acertando desde o início é bem melhor.
A vida seria menos complicada, se todos buscassem os Conselhos do Pai do Céu antes de tomar decisões. A Palavra de Deus nos leva para cima, para que possamos através da fé, respirar a esperança de um dia melhor. Ela nos ajuda a discernir o que é imprudência e o que é saudável.
A Bíblia é a nossa Luz nas profundezas do mundo enganoso.
Rev. Ailton de Oliveira