"Ó Senhor, Tu me sondaste e me conheces. Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar; conheces todos os meus caminhos. Sem que haja uma palavra na minha língua, ó Senhor, tudo conheces" (Salmo 139:1-4).
Qualquer um de nós, quando precisamos de palavras de conforto, buscamos pela voz amiga interessada no nosso bem. Ser ajudado é como dialogar com um médico, o qual pergunta: "você teve febre, vômito ou enjoo? Sentiu fraqueza ou tontura em algum momento? Tem dormido bem e se alimentando normalmente? Vou pressionar nesta região do seu corpo, então, vá me dizendo onde dói, se sente pontadas, se a dor é forte, se é contínua ou apenas desconforto".
Compreender uma pessoa é tocar em seu mundo particular. Para ajudar o amigo, precisa saber o que está acontecendo, mas às vezes, o outro não conta tudo ou nem procura ajuda ou não tem um amigo. Mas nem sempre o amigo enxerga a causa do problema. Na tentativa de analisar as reações do indivíduo abatido, faz-se por vezes, perguntas e afirmativas, inadequadas, que abatem emocionalmente. Para levantar quem está caído, requer muito tato no uso das palavras.
William Shakespeare escreveu em um trecho da obra Romeu e Julieta: "só ri de uma cicatriz quem nunca foi ferido". Desta forma, quem já conhece o problema em questão e dedica tempo para ouvir o outro, pode compreendê-lo, fazendo-se semelhante ao gesto de Jesus, "que vendo uma grande multidão, foi tomado de compaixão e curou os seus doentes" (Mateus: 14,14).
Jesus é o amigo que está sempre perto, como bem diz o hino (de Lucas Souza): "Em Jesus amigo temos mais chegado que um irmão. Ele manda que levemos tudo a Deus em oração. Oh, que paz perdemos sempre! Oh, que dor no coração! Só porque nós não levamos tudo a Deus em oração. [...] Em seus braços nos acolhe e nos dá consolação" .
Jesus é o amigo que orienta, através da Palavra de Deus, pois ela é "viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
Jesus é o Amigo que te compreende.
Escrito por:
Rev. Ailton de Oliveira