“Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5:8)
Educados na cultura de raiz hebraica, os discípulos de Jesus entendiam o significado da palavra “coração”, como um lugar dentro de nós, de onde flui todas as intenções e expressões de um indivíduo. Nossos antepassados bíblicos acreditavam que, esse músculo que bombeia o sangue chamado de coração, também controlava os pensamentos da alma vivente.Já no tempo presente, todos sabem que é o cérebro, o órgão do corpo que processa o raciocínio, o juízo e todas as decisões.
Então, para ficar claro, cabe-nos considerar o termo “coração”, à luz do contexto original do Sermão do Monte, que ele refere-se à mente humana, ou ao caráter do indivíduo, na integridade de quem ele é de fato.
A pessoa limpa de coração é chamada assim, por evidenciar pensamentos puros e sinceros diante de Deus e em suas relações humanas. Haja vista, a declaração didática do salmista, que diz: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem faz juramentos com a intenção de enganar. Este receberá do Senhor a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Esta é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó” (Salmo 24:3-6). Este Salmo mostra a correspondência entre dois referenciais: buscar a Deus e ter um coração limpo. Entendemos então, que a pessoa de coração limpo é aquela que busca a Deus.
Em outra conversa mais adiante, Jesus esclarece que também do coração: “...procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt 15:19). Vale ressaltar, que existe uma multidão no mundo descrente caminhando na direção contrária de Deus, porque não têm o coração purificado em Deus e por isso, esses tais não “verão a Deus”.
Cristo se alinha às Promessas do Antigo Testamento e revela que, as pessoas limpas de coração, em outras palavras, caminham na direção certa, conforme as orientações divinas, e por isso, chegarão um dia em seu estágio máximo de graça, que é contemplar a face de seu Criador.
Então recebe esta promessa: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus” .
Escrito por:
Rev. Ailton de Oliveira