“Percebi ainda outra coisa debaixo do sol: Os velozes nem sempre vencem a corrida; os fortes nem sempre triunfam na guerra; os sábios nem sempre têm comida; os prudentes nem sempre são ricos; os instruídos nem sempre têm prestígio; pois o tempo e o acaso afetam a todos.” (Eclesiastes 9:11)

No documentário sobre a Floresta Africana, o Discovery Channel exibiu cenas incríveis sobre o leopardo, que diferente dos predadores que caçam em bando, ele é solitário. Exímio escalador de árvores, sorrateiro entre as folhagens, adaptável em diversos habitats, esta bela criatura de Deus aparece com frequência em tatuagens como símbolo de força.

Passando por território estranho, o leopardo viu-se ameaçado por um bando de babuínos. Na desvantagem de cinquenta babuínos contra um, o leopardo manteve-se corajosamente em posição de ataque, exibindo os dentes para não demonstrar fraqueza e ser atacado. Ao perceber que avançar significaria prejuízo de morte, o destemido gato recuou, deu a volta no terreno e foi procurar alimento em outro lugar.

A inspiradora cena do leopardo, me fez pensar nas circunstâncias que os homens enfrentam todos os dias. Apesar de possuirmos capacidade para seguir em frente, às vezes precisamos mudar de direção, para não perdermos o que foi conquistado até o momento. Esta é a lição: o uso da força sem a inteligência, pode gerar prejuízos.

Nossa capacidade, não nos garante vencer todas as vezes, pois surpresas indesejadas podem nos colocar em desvantagem. O poeta lamenta que: os velozes, os fortes, os sábios, os prudentes e os instruídos nem sempre são bem sucedidos à vista do tempo e do acaso. Entretanto, o sábio Salomão abre este mesmo discurso dizendo: “Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele” (Eclesiastes 9:1).

Confiar em Deus é ler a Bíblia e olhar a vida com os olhos da fé, como bem diz o salmista: “Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados. Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte...” (Salmo 84:5,6).

Deus nos dá a direção, para conseguirmos nos adaptar às mudanças e no tempo certo vencermos os desafios.

Escrito por:
Rev. ­Ailton de Oliveira