“Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes”. (Tiago 1:2-4)
No consultório pediátrico, uma mãe explica ao médico, que seu filho sente dores na coxa, na panturrilha e atrás dos joelhos, mais frequente no período da noite. Depois de examinar a criança, o médico diz que não há muito o que fazer, pois esse sintoma é comum em crianças de 5 e 10 anos de idade, devido ao desenvolvimento estrutural acelerado do corpo. Então, ele recomenda apenas massagem, bolsa de água quente e o uso de analgésico. Conclusão: O jeito é suportar o processo, porque a perseverança deve ter ação completa. O jeito é suportar a dor do crescimento, porque no futuro, o resultado será proveitoso.
Permita-me comparar o exemplo clínico da dor do crescimento da criança com qualquer outro tipo de sofrimento, que você possa chamar de provação. O problema que te incomoda hoje, pode ser a dor que, de alguma maneira, transformará você em uma pessoa melhor, mais forte, mais feliz no futuro.
A Carta de Tiago entrega conselhos pastorais motivadores. Compreende-se então, que havia naquele contexto histórico, não poucas, pessoas entristecidas por causa do tempo difícil que as abatia. Mas aquilo que não podia destruir a igreja, tornava-a mais forte, pois suportar com perseverança o desafio de ser cristão em tempos de perseguição religiosa, produziria esperança em seus corações. Aquele período de dor, era um processo divinamente orquestrado de preparação e aperfeiçoamento daqueles que escolhessem confiar no Senhor.
Qualquer coisa que você tenha chamado de problema, de angústia temporal, de situação indesejada sem desfecho, pode ser uma maneira escolhida por Deus para te fazer crescer em sua vida, para aperfeiçoar a sua fé, para abrir os seus olhos espirituais no desabrochar de um novo tempo ou para reescrever uma nova história na sua vida, lhe ensinando a ter coragem e esperança.
Portanto, ainda que a situação se agrave e apareça alguém lhe dizendo que em “tal problema” não há o que fazer, confie em Deus e suporte o processo, porque a perseverança deve ter ação completa. Suporte a dor do seu crescimento, porque no futuro, o resultado será proveitoso.
Rev. Ailton de Oliveira